Tocha Olímpica passará pela região Sul Fluminense

Moradores e atletas da região carregarão tocha pelas ruas de suas cidades. Revezamento começa a partir do dia 3 de Maio em Brasília-DF.

     Os preparativos para as Olimpíadas do Rio estão a todo vapor, faltando 100 dias para o início das competições, algumas obras estão sendo finalizadas para receber o maior evento esportivo do mundo. Os jogos serão realizados de 5 a 21 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro. As Paraolimpíadas acontecem de 7 a 18 de setembro. Mas, engana-se quem pensa que os eventos comemorativos só começam em Agosto.

     Na semana passada, foi acesa a tocha olímpica. Símbolo da energia olímpica, o ritual de acendimento da tocha aconteceu na Grécia, berço dos jogos olímpicos. O primeiro brasileiro a carregar a tocha foi o atleta olímpico e ex-jogador de vôlei, Giovani Gávio. O jogador foi medalha de ouro nas olimpíadas de Barcelona 1992, com o técnico José Roberto Guimarães, e em Atenas 2004, com Bernardinho. A tocha olímpica foi entregue ao Brasil nesta quarta-feira (dia 27), no estádio de mármore que sediou os primeiros Jogos Olímpicos modernos em 1896 e chegará ao país na terça-feira, 3 de Maio.

giovani gavio

O ex-jogador de vôlei e bicampeão olímpico Giovani Gávio foi o primeiro brasileiro a carregar a tocha – Foto: Valeria Gache/Reuters

     A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade. O carregamento da tocha costuma envolver não só a cidade-sede dos jogos, como também todo o país. E no Brasil não será diferente. A partir do dia 3 de Maio, a tocha olímpica começará sua saga percorrendo centenas de lugares até o dia da abertura dos jogos no Rio de Janeiro. Ao todo, serão 12 mil carregadores e mais de 320 cidades incluídas na rota abrangendo todos os estados e o Distrito Federal, até chegar ao Rio para a cerimônia de abertura dos Jogos no Estádio do Maracanã.

     Algumas cidades do Sul Fluminense foram escolhidas para receber a tocha olímpica pelas ruas. Barra Mansa, Resende, Volta Redonda, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Paraty, Paraíba do Sul, Piraí, Três Rios, Vassouras e Rio Claro serão as cidades contempladas com a passagem do “fogo olímpico”. Em Maio, serão divulgados os nomes dos carregadores, horário e rota em cada cidade.  O processo de indicação dos condutores da tocha foi feito em parceria com os patrocinadores oficiais do revezamento: Coca-Cola, Nissan e Bradesco. Por enquanto, as únicas informações divulgadas são os dias e a ordem das cidades. Confira abaixo um gráfico com o dia.

GRAFICO TOCHA

 

A tocha e seus significados

info_tocha_olimpica-rio-2016_1

Gráfico: G1

     Como um dos principais atributos de inovação da Tocha Olímpica Rio 2016, os segmentos se abrem, revelando elementos de brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil. Produzida de alumínio reciclado, a tocha tem como inovação o movimento automático realizado por suas linhas no momento de passagem da chama olímpica. O formato foi trabalhado para facilitar a pegada e a condução durante a maratona do revezamento. O desenho foi escolhido por uma Comissão Julgadora multidisciplinar, formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico. A comissão elegeu por unanimidade a agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, fundado há 21 anos por Gustavo Chelles e Romy Hayashi.

JOSIEEL

Matéria por Josiel Lucas

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em Centro, Notícias e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Tocha Olímpica passará pela região Sul Fluminense

  1. c@urosa disse:

    Uma bela reportagem, Parabéns.
    Forte abraço
    C@rlos ros@

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s