DA SÉRIE “MONUMENTOS DO CENTRO”: BIBLIOTECA MUNICIPAL

Entrada da Biblioteca. (Reprodução de Imagem: Blog Cultura Barra Mansa)

A Biblioteca Pública Municipal Professora Adelaide Da Cunha Franco, mais conhecida como a Biblioteca Municipal de Barra Mansa, foi fundada no dia 20 de Dezembro de 1871. Nesta época a Biblioteca funcionava em diversos prédios pela cidade. Mas no ano de 1952, ela passou a ser concentrada na Galeria das Flores.

O local era úmido, o que acabou ocasionando a perca de alguns livros. Então a prefeitura Municipal, cedeu a sala que anteriormente era ocupada pela Telerj para a instalação da biblioteca, que após uma reforma passou a funcionar lá a partir de 1987. Com o passar do tempo a biblioteca foi instalada na antiga estação.

Sua sede atual é o Palácio Barão de Guapi, em frente ao Parque Centenário, ou Jardim da Preguiças, como é mais popularmente conhecido.

A Biblioteca municipal conta com um acervo de 24 mil livros de todos os estilos, além de periódicos e revistas. Entre as coleções de mais destaque: Nobiliarchia Portuguesa – Tratado da Nobreza de 1676 (em português arcaico), Princípios do Direito Natural de 1769, além de exemplares de jornais da “Aurora Barramansense” e jornais “Resendense” – 1876 (época em que Barra Mansa pertencia a Resende).

Parte do acervo. (Reprodução da Imagem: Blog Cultura Barra Mansa)

Mesmo com toda vasta história, a Biblioteca tem passado por crises. Comerciantes locais e frequentadores do jardim das preguiças, afirmam que o Palácio de Guapi, precisa de uma reforma urgente. Muitos afirmam que já ocorreu de alguns detritos do prédio virem ao chão. Todos temem pela segurança da população, e cobram uma posição do atual governo.

DANDARAMatéria por Dandara Guimarães

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s