ECONOMIA: O COMÉRCIO E AS FONTES DE RENDA DO CENTRO

Contextualização

Um dos pontos mais tradicionais de Barra Mansa é o comércio, e a maior parte dele está situada no Centro. A cidade é marcada pela passagem do ciclo do café no Brasil. O município foi um dos maiores polos de armazenamento e distribuição da produção cafeeira regional no século 20, o que impulsionou o desenvolvimento do meio urbano, ferroviário e comercial, e atraiu olhares de todo o país para a região. Porém, quando a produção de café entrou em crise, restou à cidade se adaptar e buscar outras formas de comércio que a mantivesse de pé. Portanto, a aposta foi em grandes setores como o primário, no qual a produção é através da exploração de recursos da natureza; secundário, que transforma as matérias-primas produzidas pelo setor primário em produtos industrializados; e terciário, em que pessoas ou empresas oferecem serviços a serem prestados.

Visão geral da economia da cidade

Atualmente, Barra Mansa conta com uma ocupação de mão de obra de cerca de 15 mil pessoas. O setor industrial apresenta crescimento de micro e pequenas empresas, responsáveis por 60% dos empregos nesta área.

Flumisul

A Feira de Negócios do Sul Fluminense acontece anualmente no Parque de Exposições. Segundo Alício Camargo, presidente da CDL Barra Mansa, o evento é uma verdadeira vitrine de exposição para as empresas que participam, trazendo não só visibilidade como também geração de negócios e oportunidades de emprego.

Composição comercial do Centro

Com um forte e tradicional centro comercial, concentrado principalmente na avenida Joaquim Leite, possui lojas variadas e dois pequenos shopping centers – Shop House e Figorelli Shopping. Também há muito movimento em ruas adjacentes, como a avenida Domingos Mariano, famosa por seu comércio de móveis. Os principais supermercados da cidade também se encontram no Centro, o que agiliza as compras dos consumidores. Lojas com artefatos para decoração e artesanato com os mais variados preços e qualidade, eletroeletrônicos, alimentação, roupas, calçados, casa, mesa, banho, consertos, artigos para festas e muitos outros tipos de comércio estão dispostos no bairro. O comércio informal e comerciantes autônomos também representam grande parte da movimentação econômica do bairro, tendo o comércio informal uma presença marcante com a instalação do Shopping Popular, na rua Rio Branco, além de vendedores autônomos que compõem a rotina comercial do Centro. As ferrovias que se estendem por suas ruas permitem a comunicação não só com outros municípios fluminenses, mas também com São Paulo e Minas Gerais. O principal terminal de ônibus da cidade, a Rodoviária Comendador Geraldo Osório, a liga a outras cidades da região e também às principais capitais do país.

A avaliação dos consumidores

O Barra Mansa Central realizou no mês de abril uma pesquisa de opinião, na qual comércio do bairro foi avaliado por moradores da cidade. Confira os resultados: gráfico1 gráfico2

GABIMatéria por Gabrielle Helena

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s